Lógica de programação
Apresentação
Este é um manual de ajuda oferecido gratuitamente para aqueles que querem aprender o básico da lógica de programação, escrito por Daniel Bonifácio de Oliveira. A reprodução deste conteúdo em qualquer outra plataforma e/ou circunstância é moral e legalmente proibida.
O Manual: Lógica de programação está dividido em seções e IDs, que contêm uma série de atividades práticas e informações teóricas sobre lógica de programação.
Algumas dicas para obter o melhor rendimento possível em seu estudo:
Algumas dicas para obter o melhor rendimento possível em seu estudo:
- Leia todos os itens com atenção, pois encontrará sempre informações úteis para a realização de atividades;
- Faça apenas o indicado e só execute uma sequência após ter lido a respectiva instrução;
- Foque no texto. Pressionando a tecla F11 você deixa a página em modo "tela cheia", impedido parte da distração.
Exercícios propostos
Além de uma representação em fluxogramas das atividades do Manual: Lógica de programação, no arquivo baixado você terá uma lista de exercícios propostos para exercitar os conteúdos abordados em cada atividade, juntamente com suas soluções.- Faça o download deste arquivo.
- Após o término do download, crie uma pasta chamada "LogicaProgramacao" no seu ambiente de trabalho (ou local de sua preferência).
- Copie para dentro desta pasta o arquivo baixado.
- Descompacte ele.
Boa sorte!
Introdução
Conceitos iniciais
Desde os primórdios o ser humano vem tentando solucionar seus problemas com maior rapidez e eficácia possíveis, procurando sempre automatizar as tarefas de rotina. Isso possibilitou o aparecimento de alguns instrumentos como roda, roldana, alavanca, carro, e até o computador.Entretanto, as tarefas que são realizadas pelo computador de forma automática, têm que ser previamente pensadas e colocadas em uma sequência correta e lógica, para que, posteriormente, o computador as processe. Essa sequência de ações se chama Programa e a fase de pensar, posicionar e formular as soluções do programa, chama-se Lógica de programação.
O Hardware nada mais é do que a parte física de qualquer aparelho eletrônico. Podemos denominar de Hardware: Placa Mãe, Memória RAM, Disco Rígido, etc.
Já o software é um programa que se utiliza de determinado hardware para operar. Podemos denominar de Software: Navegadores, Sistema Operacional e qualquer outro programa.
Nosso computador, bem resumidamente, dessa forma:
Entrada de dados Processamento de dados Saída de dados
Lógica de programação e suas representações
Lógica
As pessoas utilizam a lógica no cotidiano sem perceber; chegam mesmo a citá-la, sem entender o seu significado.Segundo o dicionário Aurélio, "lógica é a coerência de raciocínio, de ideias", ou ainda a "sequência coerente, regular e necessária de acontecimentos de coisas". Você pode perceber isso nos exemplos:
- O número 4 é menor que o número 6.
O número 9 é maior que o número 6.
Logo, o número 3 é menor que os números 6 e 9. - Quando chove, não é necessário regas as plantas no jardim.
Hoje choveu.
Logo, hoje não é necessário regar as plantas no jardim. - Os portugueses moram em Portugal.
Portugal fica na europa.
Logo, os portugueses são europeus.
Provavelmente você encontrou algo entre 2 a 3 passos. Se sim, você errou no seu programa de abrir uma porta.
Na verdade há uma grande sequência de comandos, apenas para realizar essa tarefa simples.
- Ande em linha reta em direção a porta.
- Verifique se sua mão alcança a maçaneta.
- Se sim, prossiga. Se não, Repita os passos anteriores.
- Segure a maçaneta.
- Gire 45 graus sentido horário.
- Puxe a porta.
- Solte a maçaneta.
- Entre no local.
- Vire-se 180 graus.
- Procure pela maçaneta.
- Segure a maçaneta.
- Puxe a porta até que ela não esteja mais aberta.
- Vire-se 180 graus.
- Prossiga o caminho
Lógica de programação
Falar em lógica de programação significa apenas contextualizar a lógica (mesma usada no nosso cotidiano) em uma linguagem de programação de computadores, solucionando nossos problemas se postos na sequência correta.Basicamente teremos que inserir comandos para nosso computador realizá-los da maneira correta e sequencial. Essa sequência denomina-se de algoritmo.
O refinamento do nosso algoritmo é algo imprescindível para nosso programa dar certo.
Formas de representação de um algoritmo
Até agora os nossos algoritmos eram representados por palavras, porém, há mais maneiras de representá-los. Vamos falar sobre duas dessas representações.Pseudocódigo
Foi a maneira utilizada para representar nossos algoritmos até aqui, ou seja, por meio de comando escritos na língua portuguesa. Essa representação é conhecida como pseudocódigo, português estruturado ou Portugol. Iremos adotar ele como a nova linguagem intermédia entre nós e o computador. Ele é parecido com uma linguagem de programação real, então, ele é o método perfeito para iniciar.Em pseudocódigo
início do programa "ola_mundo" escreva("Olá, mundo.") fim do programaEm portugol
algoritmo "ola_mundo" // Função : exibir uma mensagem ao usuário // Autor : Daniel Bonifacio // Data : 13/04/2016 // Seção de Declarações var inicio // Seção de Comandos escreva("Olá, mundo!") fimalgoritmo
Fluxograma
Um fluxograma é uma representação gráfica de nosso algoritmo. Ele é de fácil interpretação e suas formas ajudam a entender sua estrutura, sem ter que ficar escrevendo comandos. Ótimo para criação de algoritmos que necessitam de ser escritos em mais de uma plataforma/linguagem.
reprodução/Daniel Bonifácio
Sintaxe
Uma coisa importante é saber que há uma sintaxe para cada tipo de linguagem. Por mais que as diferenças sejam mínimas, sempre haverá uma mudança, e é isso que precisamos entender. Ela será aplicada desde o início, para ir se acostumando com sua leitura.A sintaxe usada aqui é a pseudo-linguagem Portugol, que é mais fácil para compreender, visto que seus comandos são em português.
Comandos
inicio
- é o comando que dá início ao nosso algoritmo. Nós não acentuamos comandos, pois esses caracteres são considerados "especiais" e não são permitidos na hora de definir comandos.fimalgoritmo
- comando responsável por dar fim ao nosso algoritmo, se só. Existem algumas variações deste comando que vamos falar mais pra frente." "
- geralmente usamos aspas para definir um valor literal.<- strong="">->
- esses dois caracteres, juntos, vão representar a palavra "recebe".
Exemplo:nome <- aniel="" code=""> ->
escreva
- exibe tudo que estiver contido dentro do comando.
Exemplo:escreva("Bananada é feita de banana.")
escreval
- mesma coisa que anterior, porém, seguido de uma quebra de linha.leia
- armazena em uma variável um valor inserido pelo usuário.
Aplicação da sintaxe em diferentes linguagens
É importante lembrar que, em toda linguagem de programação, a lógica será a mesma. As únicas diferenças são a forma como você irá aplicar isso. Ao decorrer do Manual de Ajuda: Lógica de programação veremos apenas 1 tipo de sintaxe.Alguns exemplos podem ser dados. Vamos mostrar agora a aplicação do "Hello, World!" em Portugol e em C, respectivamente.
algoritmo "ola_mundo" // Função : exibir uma mensagem ao usuário // Autor : Daniel Bonifacio // Data : 13/04/2016 // Seção de Declarações var inicio // Seção de Comandos escreva("Olá, mundo!") fimalgoritmo
#include <stdio.h> int main (void) { printf("Ola, mundo!"); return 0; }

Variáveis e constantes
Constantes
As constantes, como seu nome já diz, são valores que não mudam. Dentro de nosso algoritmo, uma constante é um valor que permanecerá o mesmo do início ao fim. Um exemplo é o número 1. Ele irá sempre corresponder com a unidade qualquer de algum item. As constantes sã inseridas e carregadas dentro de um espaço separado na memória do computador, e podem ter 3 tipos:- Numéricas
São números positivos ou negativos. Exemplo: 4 90 321 2*6² 0,95 0,0052 2.332.545 -5.774
- Literais
Também conhecidas como alfanuméricas, constantes literais são um conjunto de caracteres que variam de letras, números ou símbolos especiais (-, +, %, #, etc.). Esses conjuntos devem ser colocados entre aspas para não serem confundidos com outros dados. Exemplo: "Daniel" "VASP" "Y44#CS" "01/04/1999"
- Lógicas Valores que representam respostas para condições lógicas e são compostas apenas pelos valores verdadeiro e falso (que devem ser sublinhados para não serem confundidos com outros tipos de dados, como constantes literais).
Um programa como esse pode ser representado assim:
início do programa escreva("Bananada é feita de banana.") fim do programa
início do programa a <- a="" anana="" b="" da="" de="" do="" escreva="" feita="" fim="" pre="" programa="">->
inicio | a | b | escreva |
---|---|---|---|
1 | [Banana] | ? | ? |
2 | [Banana] | [da] | ? |
3 | [Banana] | [da] | a + b + " é feita de" + a |
4 | [Banana] | [da] | "Banana" + b + " é feita de" + a |
[Banana]
[da]
"Bananada é feita de " + a
6
[Banana]
[da]
"Bananada é feita de Banana"
A lógica da tabela é a seguinte: cada linha executa uma ação que o computador fará. Seja a de atribuir um valor à determinada variável, ou a concatenar valores.
Lógica de programação
Reviewed by Daniel Bonifacio
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