Header Ads

C: Gravando informações em arquivo.txt

Um arquivo é uma forma alternativa à entrada/saída de dados via teclado, para representar um arquivo utilizamos a palavra FILE (arquivo em inglês)

Para manipular arquivos, precisamos usar a função fopen. Essa é a função que abre ou cria o arquivo, é a partir dela que toda a manipulação começa.

A função fopen, pode abrir um arquivo de várias formas usando o seguinte código:

w Abre um arquivo texto para gravação. Se o arquivo não existir, ele será criado. Se já existir, o conteúdo anterior será destruído.
r Abre um arquivo texto para leitura. O arquivo deve existir antes de ser aberto.
a Abre um arquivo texto para gravação. Os dados serão adicionados no fim do arquivo ("append"), se ele já existir, ou um novo arquivo será criado, no caso de arquivo não existente anteriormente.

Estrutura

FILE * arquivo;
 arquivo = fopen("numeros.txt", "a");
 
 int i, num;
 
 for (i=0;i<5;i++){
  printf("Digite um número: \n");
  scanf("%d", num);
  fprintf(file, "%d", num);
 }

Na linha acima arquivo será um ponteiro para um arquivo. arquivo estará apontando para o endereço onde estará o arquivo numeros.txt. Na função fopen estamos dizendo que queremos abrir o arquivo para gravação (a).

Escrever dados lidos em arquivo

Para escrever no arquivo, usamos uma função parecida com a printf, a função fprintf:

printf("Digite um número: \n");

Devemos informar para essa função o ponteiro para o arquivo (no nosso caso chamamos de arquivo), o %d indica que queremos escrever um valor int e a variável num é o valor que será escrito no arquivo.

A função fclose serve para fechar o arquivo.

fclose(arquvio);

Devemos informar para a função fclose o ponteiro para o arquivo que será fechado. O nosso ponteiro se chama arquivo que definimos no início do algoritmo.

C: Gravando informações em arquivo.txt C: Gravando informações em arquivo.txt Reviewed by Daniel Bonifacio on 02:08 Rating: 5

Nenhum comentário

Recent Posts

TOP-LEFT ADS