Como ter segurança máxima em roteadores domésticos

A cada dia que passa, os internautas estão cada vez mais preocupados com sua privacidade e segurança na Web. Diariamente, algum amigo meu me pergunta sobre como funcionam os "esquemas" de segurança, e se são realmente seguros. A maior preocupação, por parte deles, é de alguém invadir sua rede para capturar dados importantes, como os de transação financeira, senhas e etc. Seria um complemento aos melhores antivírus, obter a segurança máxima para roteadores domésticos.
Senha e criptografia
Não há como não começar por ela, visto que a mesma da permissão para o usuário entrar em sua rede. A senha é o primeiro e mais fundamental passo para aqueles que querem obter uma segurança maior, e você vai aprender a como criar a sua senha Super Hiper Mega Power Monster Filadélfia Protegida, agora mesmo.
Um dos tipos de ataques mais comuns, é o ataque via Brute Force. Este ataque, como o próprio nome diz, envia uma série de senhas de maneira ordenada, até chegar na combinação correta. Ficou assustado? Calma, pois vai aprender a como criar uma senha que vai fazer com que estes ataques demorem muito tempo para chegar, caso cheguem, na sua senha oficial.
Caracteres especiais são mais que bem vindos em sua senha. Exemplos de caracterers especiais: @ # $ % ¨ ∧ * e por aí vai.
Números e sequencias numerais não ordenadas também serão seus aliados na hora de definir uma senha. Importante ressaltar que sequências numerais como o seu número de telefone, aniversário, etc. são coisas a se descartar de suas ideias.
Sequências literais com caixa alternada: ideais para o caso. Usar uma sequência de letras em maiúscula e minúsculas, é algo muito simples e traz muto mais segurança. Como os roteadores são case-sensitive (sensíveis à caixa), uma simples troca de caracteres faz com que os ataques por meio de força bruta levem quase o dobro do tempo, pois precisam testar caracteres literais em ambas as caixas.
Exemplos de senha forte (que não deve ser copiada): @#873245JDKit#@742.
Desabilitar o SSID
O SSID (acrônimo de Service Set Identifier) é o cara que faz com que sua rede fique visível para todos os dipositivos com WiFi. O SSID que mostra o "nome" da rede para os dispositivos e somente. Desabilitar o SSID, faz com que você precise saber exatamente qual é o nome da rede, e inserir a mesma na hora da conexão. Recomendado apenas para quem já tem um conhecimento interessante na área, pois podem ocorrer problemas de conexão que não são todos que sabem resolver.
FORA DHCP!
O DHCP, bem resumidamente, é o cara que organiza os IPs automaticamente. Ao desabilitá-lo, você faz com que seja necessário criar um IP, Gateway e DNS Server manualmente. Antes de realizar o processo, pesquise mais sobre como gerenciar uma rede com DHCP desabilitado.
Usuário e senha das configurações do seu roteador
A forma mais cumum de configurar seu roteador é digitando o IP do mesmo no seu Navegador. As senhas padrões do seu roteador são facilmente encontradas pela internet, então é mais que necessária a alteração, para previnir ataquer (até os do seu vizinho que não sabe nada de informática). Seia agora mesmo do "admin" padrão e troque seu usuário de configuração do roteador!
Seguindo todas as dicas corretamente, você já está na frente de milhares de roteadores, no quesito segurança. Um invasor vai pensar duas vezes antes de tentar invadir sua rede!

Nenhum comentário